https://mobirise.com/

CASA AUGUSTO RUSCHI

A memória do patrono da ecologia brasileira, e o mais ilustre personagem da ciência e cultura capixaba de todos os tempos, é assunto para inspiração, educação e formação dos jovens de qualquer época.

Sua obra científica mais conhecida são os trabalhos com os beija flores. Mas isto seria suficiente para tornar-se patrono da ecologia brasileira? Tem a pajelança...o veneno do sapo...e muito mais.

Suas contribuições são inúmeras: saúde pública, agricultura, florestas, denúncias de políticos corruptos, planos de desenvolvimento, profecias ambientais, mas acima de tudo proteção às florestas.

Sua sabedoria e conhecimento assombraram os maiores especialistas do mundo. Tornou-se mundialmente famoso com contribuições importantíssimas já nas décadas de 30. 40 e 50.

Mas no Brasil e no Espírito Santo isto demorou um pouco mais.

O povo de sua terra e até alguns familiares não o compreendiam, e na sua maioria o consideravam como um louco ou excêntrico, de manias estranhas. Foi-se o homem, porém sua obra, sua filosofia, seus ensinamentos, aí estão, vivos e atuais. Foi declarado como Patrono Nacional da Ecologia por decreto lei federal, em virtude de suas inúmeras contribuições à pátria e a Ciência. É de se destacar o seu pioneirismo mundial na proteção à biodiversidade e definição de impacto ambiental.. Uniu-se politicamente a Assis Chateaubriandt e juntamente com outros auxiliou a escrever algumas páginas da história política do Brasil. Contribuiu com o aperfeiçoamento da tecnologia de fotografias de precisão , o que é hoje usado nos satélites.

Enfim, são tantos os feitos e histórias, que somente um museu podem abrigar a história deste sábio Capixaba, que assinala-se como um dos 1000 grandes pensadores da humanidade modeladores do pensamento para o século XX. A Casa Augusto Ruschi dedica-se à difusão da vida, obra e ideais deste grande naturalista, edição de seus livros, reprodução de ilustrações, assessoria científica, educação ambiental e administração de direitos autorais. Através de visitas pode-se conhecer o acervo fotográfico e histórico. Todo o Museu é legendado, prestando-se como material importantíssimo e exclusivo para pesquisas didáticas e históricas.

As visitas são orientadas por monitoria especializada em educação ambiental, e é uma extensão do PROJETO ARCA DE NOÉ, sediado em Santa Cruz, na Estação Biologia Marinha Ruschi.

O prédio pertence a família Ruschi desde a década de 50, tendo sido utilizado para encontros, festas e recepções. É construção antiga, histórica, de valor estético e arquitetônico, situado exatamente no centro de Santa Teresa. A exposição sobre a vida e obra de Augusto Ruschi é uma amostra do trabalho deste grande cientista espírito-santense, em exposição permanente na CASA AUGUSTO RUSCHI, em Santa Teresa, ES, terra do naturalista. Seu filho, André Ruschi, sucessor natural da obra científica do pai, como educador ambiental, dirige a Estação Biologia Marinha Ruschi, e criou a Casa Augusto Ruschi em prédio próprio em Santa Teresa e Projeto Arca de Noé, com independência absoluta do Museu de Biologia, com a finalidade de divulgar a filosofia e obra do Patrono Nacional da Ecologia. Esta exposição representa o trabalho realizado por Ruschi anteriormente a 1983 e pela Estação Biologia Marinha Ruschi a partir de 1986 até a presente data. A maior parte das informações aqui expostas são até a presente data , de exclusivo conhecimento daqueles que vivenciaram a história tal como os fatos aconteceram e se sucederam.

CÓPIAS HISTÓRICAS: Estão disponíveis para aquisição algumas reproduções de gravuras dos originais em aquarelas que ilustram os livros do prof. Ruschi. Todas as cópias são de coleção exclusiva da Casa Augusto Ruschi.

LIVROS: São várias obras ricamente ilustradas, edição inglês-português, sobre beija flores, aves, orquídeas e macacos. Os direitos autorais e seu acervo de imagens são exclusivos e estão destinados à manutenção do projeto de educação Ambiental Arca de Noé e edição das obras ainda inéditas.

PROJETO ARCA DE NOÉ é desenvolvido pelo filho e assistente de Augusto Ruschi, o ecólogo André Ruschi. Com 30 anos de experiência em educação ambiental, André foi o responsável pela introdução na Carta Magna Brasileira a obrigatoriedade da educação ambiental em todos os níveis de ensino, proteção à biodiversidade, fiscalização da manipulação genética e transgênicos. Ativo militante do movimento ambientalista, tem dedicado toda sua existência à pesquisa educacional e ambiental, afim de aprimorar a existência humana e a qualidade de vida capixaba, no único caminho possível para a existência: A DEFESA DA VIDA !

Curta e Compartilhe!

ADDRESS
Av. Augusto Ruschi, nº 01.
Bairro Santa Cruz, Municipio de Aracruz-ES
CEP: 29196-625

CONTACTS
Tel. 27-3250-6057
+55 27 981-199-292 c/Whatsapp
gabrielruschi@gmail.com